A diferença entre segurança de dados e privacidade

É importante ter em mente que segurança de dados não é o mesmo que privacidade. Muitas pessoas, com frequência, confundem ambas ou até acreditam ser a mesma coisa. Porém, apesar de terem o mesmo objetivo, que é a proteção de dados sensíveis, segurança de dados e privacidade não se resumem na mesma coisa.

Segurança de dados e privacidade têm abordagens bastante diferentes para alcançar o objetivo principal. A segurança de dados está mais focada em proteger a informação de ataques cibernéticos e violações. Já a privacidade trabalha a parte de como essa informação é coletada, compartilhada e utilizada.

Acompanhe o post e entenda a funda a diferença entre as duas.

O que é segurança de dados

Profissionais especialistas em segurança de dados trabalham com ferramentas específicas para deter hackers e cibercriminosos e impedir que eles obtenham sucesso em invasões de rede e violação de dados sensíveis, como dados de cartão de crédito, informações pessoais, números de seguro etc., assim como dados confidenciais de empresas, informações intelectuais, entre outros.

Entre as ferramentas utilizadas por esses profissionais, muitas vezes são vistos sistemas de permissões, classificação de informação, gerenciamento de acesso e análises de comportamento do usuário. E o uso de todas essas ferramentas tem o objetivo de tentar impedir que hackers tenham acesso aos dados sensíveis.

Quando a segurança de dados é confundida com privacidade

Nas empresas, é bastante comum confundirem ambos. Muitos acreditam que se eles seguem políticas de gerenciamento de dados de acordo com os requisitos específicos de segurança de dados, já estão, também, de acordo com os requisitos de privacidade de dados.

Porém, isso não é verdade.

Por exemplo, mesmo utilizando as melhores ferramentas, se uma empresa não tem uma política de permissões de acesso e qualquer nível hierárquico pode acessar todo tipo de informação da empresa, as chances de dados sensíveis serem vazados são grandes.

Mas, afinal, o que é privacidade e por que é tão importante?

A privacidade é o direito de um indivíduo estar livre de atenções indesejadas. Ela é fundamental para o convívio em sociedade, segundo Ann Cavoukian, criadora do Privacy for Design, que completa dizendo que a privacidade forma a base da nossa liberdade e que todos precisam de momentos de reflexão consigo mesmo.

É importante falar sobre privacidade, pois mesmo que notícias sobre ataques cibernéticos e violação de dados tenham ocupado os headlines nos últimos anos, a preocupação com a privacidade ainda é pequena.

Nenhuma empresa quer ser conhecida pela forma inadequada que lida com os dados de seus clientes – rastreamento de localização passiva, aplicativos que absorvem secretamente um catálogo de endereços pessoais ou sites que gravam cada passo do usuário.

Os funcionários devem ser regularmente treinados em segurança e privacidade para que eles compreendam os processos e procedimentos necessários para assegurar também a coleta, compartilhamento e uso adequado de dados confidenciais.

Escrito por Emilia Bertolli

Fonte:blog.varonis.com.br

 

Tech Scape

Todos os direitos reservados © Copyright 2017
Av. Rio Branco n1 - 12 andar, Rio de Janeiro - RJ
E-mail: contato@techscape.com.br Tel: 21 2588-8070

Seven Soluções

Tech Scape